Qual é a configuração eletrônica de estado fundamental do elemento Kr?

Responda:

#1s^(2)2s^2 2p^6 3s^2 3p^6 4s^2 3d^10 4p^6#

OR
#["Kr"]#

OR
#["Ar"] 4s^2 3d^10 4p^6#

Explicação:

Primeiro: determine o número de elétrons. Krypton tem um total de elétrons 36

Segundo: CONHEÇA SEUS ORBITOS
Saiba quantos elétrons cada orbital pode conter e sua ordem.
(Consulte as figuras a seguir como notas)

insira a fonte da imagem aqui

insira a fonte da imagem aqui

Terceiro: Escreva o configuração eletrônica

Para Krypton e a maioria dos elementos há mais a única maneira (geralmente duas) de escrever a configuração eletrônica. Uma maneira é escrever toda a configuração eletrônica, passando por cada orbital ou podemos usar uma notação abreviada usando os gases nobres como ponto de partida. Vou passar pelos dois métodos:

Primeiro método: (longo caminho)

Sabemos que Krypton tem #36# elétrons.

Nós sabemos que o #s,p,d# orbital pode conter um máximo de #2,6,10# elétrons respectivamente. Usando isso como um guia e passando por a tabela periódica nós achamos que a configuração eletrônica é:

#1s^(2)2s^2 2p^6 3s^2 3p^6 4s^2 3d^10 4p^6#

Segundo método (taquigrafia)

A chave para usar esse método é identificar o gás nobre mais próximo do elemento desejado que está com menor energia (possui menor número atômico se eu estou falando vagamente). Em essência, a notação abreviada nos diz a configuração usando um elemento nobre de gás como nosso ponto de partida, em vez de iniciar todo o caminho no #1s# orbital. Esse método se torna realmente útil para elementos que possuem muitos elétrons como o Krypton, pois torna-se um incômodo escrever uma configuração eletrônica tão longa.

Coincidentemente, o próprio Krypton é um gás nobre, para que possamos escrever a configuração eletrônica como #["Kr"]#. Mas também podemos escrever a configuração começando usando #"Ar"# já que é o gás nobre mais próximo com menor energia. A partir daí, escrevemos a configuração restante, como fizemos no primeiro método. O resultado final seria então: *#["Ar"] 4s^2 3d^10 4p^6#

* Observe como a configuração #1s^(2)2s^2 2p^6 3s^2 3p^6# é a configuração eletrônica para #"Ar"# então, começando com #"Ar"# nós indicamos que é a configuração de tudo que veio antes. Em essência, #"Ar"# é apenas uma representação para #1s^(2)2s^2 2p^6 3s^2 3p^6# sem que tenhamos que escrever tudo.

Em suma, as três respostas dadas são maneiras corretas de descobrir a configuração eletrônica do estado fundamental do Krypton.