Como você calcula a cobrança formal do NO3-?
Responda:
O carga formal do ânion nitrato é claro #-1#. Na representação de Lewis, pelo menos 3 dos quatro átomos participantes carregam uma carga formal.
Explicação:
A acusação formal é, por definição, um formalismo; não possui realidade física, mas pode ser útil para o cálculo.
Podemos escrever a representação de Lewis do ânion nitrato como, #(O=)N^+(-O^-)_2#. O centro de nitrogênio é quaternizado e carrega uma carga positiva. Por quê? Porque ele tem uma participação nos elétrons de ligação 4: 2 do oxigênio com ligação dupla e 1 cada um do 2 #N-O# títulos. Portanto, com os elétrons do núcleo interno 2, o centro de nitrogênio está associado SOMENTE aos elétrons 6, em vez do que o 7 requer para a neutralidade elétrica. O centro de nitrogênio, portanto, carrega uma carga positiva.
Compare isso com amônia, uma molécula neutra. Nós escrevemos #:NH_3#. O centro de nitrogênio possui (ou tem participação nos) elétrons 5 (2 do par solitário está totalmente associado ao nitrogênio; e elétrons 3 do #N-H# títulos). A amônia é corretamente descrita como um átomo neutro, sem encargos formais.
Então, voltando ao nitrato: o nitrogênio possui dibs apenas nos elétrons 6 e, portanto, carrega uma carga positiva formal. O oxigênio duplamente ligado tem uma participação ou possui elétrons 8 e, portanto, é descrito como neutro. Os átomos de oxigênio de ligação única têm elétrons 9 associados a eles e, portanto, cada um deles carrega uma carga negativa. A carga geral sobre o íon nitrato é obviamente #-1#, que essa representação foi projetada para sugerir. Você pode tratar o ânion sulfato, #SO_4^(2-)# do mesmo jeito? Onde está a acusação formal?