O congelamento da água é um processo exotérmico ou endotérmico?
Responda:
O congelamento da água é uma processo exotérmico.
Explicação:
Antes de responder à pergunta, é muito importante entender o que exatamente acontece do ponto de vista energético quando a água passa de líquido para sólido.
Digamos que você comece à temperatura ambiente. Quando moléculas de água estão no líquido fase, eles estão constantemente se movendo, constantemente esbarrando e colidindo entre si.
Ligações de hidrogênio estão sempre sendo formados e quebrados à medida que as moléculas de água passam umas pelas outras.
À temperatura ambiente, o estado líquido é caracterizado por um relativamente energia cinética média alta para as moléculas de água.
Agora, para desacelerar essas moléculas o suficiente para que o ligações de hidrogênio que são formadas entre moléculas de água individuais não estão mais quebrados, você precisa tomar energia fora do sistema.
Quando a água está no estado sólido, as moléculas são "presas" em uma rede de cristais. A energia cinética média das moléculas não pode mais dominar as ligações de hidrogênio e, portanto, o gelo é formado.
Isso implica que o calor deve ser desprendido pelo sistema, ou seja, a água, para diminuir tudo o suficiente para que o cristal se forme.
Como resultado, o congelamento da água é um processo exotérmico porque o calor está sendo removido do sistema.
Um processo endotérmico implicaria que o calor deve ser fornecidas para o sistema. Claramente não é o caso aqui, já que fornecer calor realmente aumentar a energia cinética média das moléculas de água.
Derreter gelo é um processo endotérmico, porque você precisa fornecer calor para permitir que as moléculas dominem as ligações de hidrogênio e comecem a se mover novamente.