Quais são os tipos de métodos para separar misturas?
misturas pode ser separado usando vários métodos de separação, como filtração, funil de separação, sublimação, destilação simples e cromatografia em papel.
Os métodos mencionados acima são todos os métodos físicos. Existem também métodos químicos, que são usados para reorganizar as partículas para que uma certa substância não exista mais (reação química). No entanto, aqui está minha explicação sobre os quatro métodos físicos PRINCIPAIS (os que aparecem nos testes) da separação:
1. Destilação.
Se duas substâncias tiverem diferentes pontos de ebulição e forem misturadas, você poderá fervê-las e a que tiver o menor ponto de ebulição irá evaporar.
Aqui está um vídeo de um experimento que usa destilação para purificar a água de uma solução de água salgada.
vídeo de: Noel Pauller
2. Cromatografia .
Se você já fez as experiências em que desenha pontos coloridos em uma toalha de papel e a mergulha na água, é isso. Cromatografia é quando uma substância é levada (através da toalha neste caso) ou espalhada pela absorção de água. Você também pode pensar em um derramamento em um tapete.
Aqui está um vídeo que mostra um experimento de cromatografia em papel que foi realizado para separar os pigmentos encontrados em um marcador preto no alto.
vídeo de: Noel Pauller
3. Cristalização.
Para uma solução supersaturada, você pode optar por deixar o soluto cristalizar. Exemplo: Rock candy (solução açucarada)
4. Filtragem / decantação.
Separe-os por tamanho de partícula usando uma membrana seletiva, como papel de filtro.
O vídeo abaixo mostra como a filtragem pode ser usada para separar o carbonato de cálcio (giz) da água.
vídeo de: Noel Pauller