Qual é uma característica adaptativa do néfron em um mamífero do deserto, como o camelo?

Responda:

Os néfrons no mamífero do deserto Camel estão equipados com a alça de Henle bem desenvolvida e o número de néfrons justamedulares nos rins é muito alto, cerca de 35% (no homem esse número é de 15%).

Explicação:

Os mamíferos do deserto não encontram água rapidamente, portanto devem excretar muito menos quantidade de água. Eles são capazes de produzir urina altamente concentrada.

classconnection.s3.amazonaws.com

(d2jmvrsizmvf4x.cloudfront.net)

A partir do diagrama a seguir, você seria capaz de ver que o loop de Henle do justômio medular (= adjacente à medula do rim) nefron afunda profundamente na medula. É por isso que a medula do rim de camelo é mais espessa do que a de outros mamíferos, mas é mais bem desenvolvida em outro mamífero do deserto, os ratos canguru.

As alças de Henle dos néfrons justamedulares, juntamente com os vasos sanguíneos contrários, chamados vasa recta, ajudam na conservação da água.

www.iupui.edu

(d2jmvrsizmvf4x.cloudfront.net)

O sangue flui primeiro ao longo do ramo ascendente de Henle, que é impermeável à água. Os solutos podem deixar o filtrado e entrar no sangue ao longo desse trecho. Quando esse sangue flui ao longo do membro descendente, a água é reabsorvida do filtrado, mas não dos solutos. Quanto mais longa a alça de Henle, mais quantidade de soluto será reabsorvida e, portanto, mais quantidade de água poderá ser removida do filtrado.