Como a meiose leva à variação genética e por que essa variação é importante?
Responda:
Fertilização, cruzamento e variedade independente.
Explicação:
Meiose leva à formação de gametas que possuem metade do número de cromossomos nas células somáticas do corpo. Isso significa que dois gametas devem se fundir para formar um novo indivíduo. Os dois gametas de dois pais diferentes carregam características de dois indivíduos, e esta é a primeira fonte de variação.
O processo de classificação independente ocorre durante a metáfase I, em que os cromossomos de ambos os pais se alinham no equador da célula de maneira independente, significando alguns de cada pai de um lado e o oposto do outro. Isso significa que o gameta formado possui uma mistura de cromossomos dos pais dos pais, e esta é a segunda fonte de variação.
Finalmente, há o cruzamento sobre o que acontece também na metáfase I, onde é trocado material genético entre os cromossomos homólogos. Isso significa que não todo o cromossomo parental vai para uma célula, mas uma mistura de ambos, o paterno e o materno nesse cromossomo, vai para uma célula e uma mistura oposta para a outra. E esta é a terceira fonte de variação.