Como Joseph Stalin manteve o poder na União Soviética durante o Grande Terror?

Responda:

Eu acho que o Grande Terror (1936-38) foi o caminho para manter o poder.

Explicação:

Na minha opinião, Stalin usou uma técnica muito complexa para manter a sociedade em um estado de desequilíbrio e conflito constante, apresentando-se como um guia, um curador, um pai duro, mas justo, capaz de endireitar as coisas e eliminar o inimigo do Estado.

Periodicamente, ele era capaz de desencadear uma campanha de terror contra os "Inimigos do Estado" e, assim, lançar uma espécie de campanha militar contra esses inimigos, envolvendo toda a nação e, por sua vez, todas as camadas da sociedade.

Basicamente, você tinha todos os elementos possíveis concentrados na definição de "Inimigo do Estado":

Este inimigo é misterioso, ele está em toda parte (pode até ser um de seus parentes!) E ao mesmo tempo terrível (por em risco o nobre trabalho do líder!): Normalmente é uma organização contra-revolucionária provavelmente fundada e ajudada por nações capitalistas estrangeiras, mas formadas por cidadãos politicamente desviados, lideradas por importantes figuras políticas criminosas e pervertidas.

Ok, esta é uma definição estranha, mas compreende:

1) Pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram contato com pessoas / organizações estrangeiras (contaminadas pelo pensamento capitalista estrangeiro), tais como: embaixadores, empresário, adidos militares e intelectuais, entre outros;

2) Membros do partido e funcionários de alto escalão; neste caso, a idéia é que um político de alto escalão seja "pervertido" por desejos capitalistas que se tornam inimigos do comunismo. Basicamente, todos os colegas de Stalin poderiam se tornar um deles;

3) Sabotadores: são responsáveis ​​por minar a produção agrícola ou industrial em qualquer nível. Obviamente, a maioria desses sabotadores são simplesmente bodes expiatórios para os resultados desastrosos do planejamento da produção (plano de anos 5) e usados ​​para justificar a impossibilidade de atingir as metas irreais estabelecidas pelo governo central (metas que devem estar corretas porque se originaram no centro da cidade). poder!);

4) O clássico: estes são sempre os mesmos; kulaks ("fazendeiros ricos"), ex-oficiais ou funcionários do exército czarista (mesmo que nesse momento fossem muito velhos), guardas brancos e sacerdotes socialistas / trotskistas / mencheviques. Estes são os habitués dos expurgos e estranhamente sempre estiveram presentes ... mesmo depois de todos os expurgos "bem-sucedidos" anteriores!

Como você pode ver, Stalin foi capaz de reunir todas as pessoas que ele queria eliminar nesses grupos e manter os outros em um estado de medo contínuo por suas vidas (qualquer um poderia se tornar o "Inimigo do Estado") sem tempo material. "conspirar" contra ele! Além disso, a sociedade estava sempre distraída dos problemas e horrores perpetrados pelo governo (fome, tumultos, corrupção etc.) e longe dos verdadeiros responsáveis.

http://jameshistory12.weebly.com/show-trials-and-the-great-purges.html
[Um julgamento realizado sob o olhar paternal do líder]