Quais são as fórmulas empíricas e moleculares da nicotina?
Responda:
Fórmula empírica# C_5H_7N#
Fórmula Molecular# C_10H_14N_2#
Explicação:
As fórmulas empíricas e moleculares diferem no nível de informação que cada uma delas poderia fornecer.
O Fórmula empírica de um composto é o fórmula mais simples que fornece a razão de átomos de cada um dos elementos presentes no composto, no entanto, não fornece o número real de átomos de cada um dos elementos presentes.
Por outro lado, o Fórmula molecular fornece, além da razão de átomos, o número real de átomos de cada um dos elementos presente no composto. Não mostra como os átomos estão conectados e, portanto, um Fórmula estrutural é necessário.
O exemplo a seguir ilustra a diferença entre uma fórmula empírica, uma fórmula molecular e uma fórmula estrutural usando a nicotina como exemplo.
#C_5H_7N# é a fórmula empírica da nicotina. Diz que em uma molécula de nicotina existem átomos de carbono 5 para cada átomo de hidrogênio 7 e átomo de nitrogênio 1.
#C_10H_14N_2# é a fórmula molecular da nicotina. Ele fornece a razão de átomos de cada um dos elementos presentes #5:7:1# Ele também fornece o número real de átomos. Diz que em uma molécula de nicotina existem átomos de carbono 10, átomos de carbono 14 de hidrogênio e átomos de nitrogênio 2.
Observe que um nível mais alto de informação é fornecido pela fórmula estrutural.