A antiga União Soviética entrou em que estados separados?

Responda:

A fragmentação da União Soviética permitiu que os estados 15 aparecessem (ou ressurgissem), no 1991.

Explicação:

A Rússia, no 1917, tinha sido um império em expansão, e a nova União Soviética às vezes adotava identidades étnicas antigas, permitindo o aparecimento de um certo grau de autonomia política para alguns povos, desde que seguissem a liderança de Moscou na maioria das coisas. Também durante o 1939, Stalin território anexo forçado de várias nações e outras ocupadas.

A URSS havia sido mantida unida pela coerção e pela ideologia de união do Partido Comunista. A ideologia falhou completamente nos 1980s e Gorbachev teve que relaxar o controle do poder do estado. O golpe fracassado em Moscou na 1990 provou que a URSS havia perdido sua autoridade e legitimidade, e na 1991 a URSS foi dissolvida.

A Estônia, a Letônia e a Lituânia haviam sido brutalmente anexadas à URSS na 1939, e fortes movimentos de independência apareceram na 1986 e sucederam na 1991.

A Moldávia havia sido anexada no 1939 da Romênia e também deixada imediatamente no 1991, apenas para que nacionalistas russos em seu território criassem sua própria 'Transnístria' que ainda existe, mas não é reconhecida pela maioria das outras nações.

Na Ásia Central, o Cazaquistão, o Uzbequistão, o Tadjiquistão, o Quirguizistão e o Turquemenistão foram conquistados pela Rússia no século XIX (e as principais rebeliões foram reprimidas no 19 e nos 1916s). Como áreas inquietas de maioria muçulmana, a violência apareceu em meados dos 1920s, e eles também se tornaram independentes no 1980.

A Geórgia, a Armênia e o Azerbaijão também haviam sido ocupados pela Rússia nos séculos XIX e tinham suas próprias rivalidades internas - os armênios e os azeris reacenderam sua guerra secular nos 19; todos os três saíram em 1980 (e a Geórgia também se fragmentou quando os ossétios decidiram disputar sua independência).

O nacionalismo ucraniano tem uma longa história e pode apontar para uma repressão brutal por parte dos russos - mais de 10 milhões morreram no tempo de Stalin. Os soviéticos haviam atribuído o território russo à Ucrânia como uma "recompensa" após a morte de Stalin, e isso costurou as sementes dos conflitos de hoje. A Bielorrússia também teve queixas voltando a Stalin e também aproveitou a oportunidade para partir.