As substâncias nos rins se movem do glomérulo para a cápsula de Bowman por reabsorção?
Responda:
Não, não por reabsorção,
Por Utrafiltração.
Explicação:
Ultrafiltração em néfron:
O glomérulo é como uma bola de capilares e a cápsula de Bowma é uma estrutura em forma de xícara que abraça o glomérulo. Agora, existem as seguintes etapas que ocorrem durante a ultrafiltração:
- O sangue entra no glomérulo através de arteríolas aferentes.
- Como glomérulo tem uma embalagem contínua de arteríolas. Então, surge a pergunta de que como o filtrado chega à cápsula do arqueiro?
- A resposta é que o camada de células endoteliais arteríolas dos glomérulos são fenestrado ou porus (com orifícios).
- Assim, esses orifícios podem permitir a passagem de certos componentes do sangue, como íons, proteínas, moléculas de glicose e células sanguíneas.
- Mas há outra camada ao lado, conhecida como membrana basal. Essa membrana semi-permeável impede a passagem de moléculas maiores. Basicamente, ajuda a garantir que apenas pequenas substâncias passem. E as proteínas maiores ou outras moléculas maiores retornam através da membrana basal.
- Então, que o filtrado glomerular contendo componentes menores, como íons, aminoácidos e glicose, chega ao espaço de Bowman passando pelo Podócitos ou células epiteliais que ficam ao lado da membrana basal.
http://www.patana.ac.th/Secondary/Science/IBtopics/IB%20Excretion%2812%29/pages/12.2.htm
#Note:#
As substâncias quando entram no glomérulo são filtradas na cápsula do arqueiro. Portanto, não há reabsorção. No entanto, a reabsorção ocorre próximo à ultrafiltração.
Espero que ajude...