Como a composição da atmosfera da Terra mudou ao longo do tempo?
Responda:
A atmosfera do nosso planeta mudou bastante ao longo do tempo. Veja a explicação abaixo.
Explicação:
O planeta é geralmente considerado como tendo três atmosferas distintas ao longo de sua vida útil.
Quando a terra foi formada, sua atmosfera provavelmente era composto de hidrogênio, hélio e outros gases que continham hidrogênio. No entanto, essa atmosfera não durou muito tempo porque o vento solar de o sol estragou tudo. O vento solar é o fluxo de partículas carregadas, como elétrons, prótons e partículas alfa. Agora temos um campo magnético Terra circundante que nos protege do vento solar.
A segunda atmosfera se formou um pouco depois do 4.5 milhões de anos atrás (mia) e foi produzida devido a gases vulcânicos. A saída de gás é a liberação de gás preso em algum outro material. Nesse caso, a eliminação de gases vulcânicos liberou gases quentes presos profundamente no interior do planeta. Vapor de água, dióxido de carbono, metano, amônia e outros gases semelhantes aos produzidos pelos vulcões hoje foram expulsos.
Durante uma vasta quantidade de tempo, milhões de anos, a Terra esfriou gradualmente. Quando a temperatura caiu o suficiente, o vapor de água se condensou e passou de um gás para a forma líquida. Isso criou nuvens. A partir dessas nuvens, os oceanos se formaram e os oceanos absorveram grande parte do dióxido de carbono a atmosfera. Uma pequena quantidade de oxigênio foi produzida pela fotólise de dióxido de carbono e vapor de água por radiação ultravioleta.
Por fim, temos a terceira atmosfera. Em torno do 2.5 mya, a quantidade de oxigênio disponível na atmosfera começou a aumentar devido à evolução dos organismos fotossintéticos que produziam oxigênio. Esses organismos eram cianobactérias oceânicas. Ao longo do tempo, organismos aeróbicos evoluiu e consumiu parte do oxigênio produzido. Leia mais sobre como o oxigênio se tornou uma parte importante da nossa atmosfera aqui.
Esta é a composição da atmosfera que temos hoje: