Como a riqueza de espécies e a abundância relativa de espécies afetam a diversidade de espécies?

Responda:

A riqueza de espécies e a abundância relativa são os dois fatores considerados ao medir a diversidade de espécies.

Explicação:

A riqueza de espécies e a abundância relativa são os dois fatores considerados ao medir a diversidade de espécies. A riqueza de espécies refere-se ao número de espécies em uma área. A abundância de espécies refere-se ao número de indivíduos por espécie. A abundância relativa de espécies é o quão comum uma espécie é relativa às outras espécies em um local definido.

Por exemplo, na imagem abaixo, podemos ver que essas duas comunidades são compostas da mesma espécie e são idênticas em relação à riqueza de espécies. Eles têm quatro espécies diferentes de árvores. No entanto, eles diferem em relação à abundância relativa de espécies:
http://www.bio.utexas.edu/faculty/sjasper/Bio301M/biodiversity.html

A comunidade 2 é composta principalmente pela espécie A. A espécie A possui alta abundância relativa de espécies em comparação às espécies B, C e D. Se olharmos para a Comunidade 1, cada uma das quatro espécies contribui para a 25% da população. A abundância relativa de cada espécie é distribuída de maneira mais uniforme que a Comunidade 1.

Embora ambas as comunidades tenham a mesma riqueza de espécies, a Comunidade 1 teria maior diversidade devido à abundância relativa de cada espécie presente.

Para concluir, também é considerado o número de espécies na diversidade de espécies, mas também o número de indivíduos em cada espécie. Ambos afetam a diversidade de espécies.