Como a umidade relativa do ar está relacionada ao ponto de orvalho?
Responda:
A umidade relativa depende do ponto de orvalho.
Explicação:
A quantidade de vapor de água que o ar pode reter depende da temperatura do ar.
A tabela acima mostra que, à medida que a temperatura aumenta, a quantidade de vapor de água que o ar pode reter aumenta. Agora, a quantidade real de vapor de água no ar (gramas de água / quilograma de ar) é chamada de umidade absoluta (também como a taxa de mistura). A umidade relativa é a porcentagem da umidade absoluta do ar em comparação com a quantidade total de vapor de água que o ar pode reter nessa temperatura.
Portanto, se a umidade absoluta é 10 gramas de vapor de água por quilograma de ar e a temperatura do ar é de graus 25, você tem uma umidade relativa de 50% ou, em outras palavras, o ar retém metade da quantidade de vapor de água que pode conter.
O ponto de orvalho é uma medição com uma umidade absoluta constante. É a temperatura na qual o ar teria que baixar para atingir a umidade relativa do 100% com uma umidade absoluta constante.
A razão pela qual digo que a umidade relativa depende do ponto de orvalho é que a umidade relativa não é mensurável. Temos que medir o ponto de orvalho e, a partir disso, podemos determinar a umidade relativa.
Portanto, usando a tabela acima, se o ponto de orvalho for graus 10 e a temperatura for graus 15, a umidade relativa seria de cerca de 75%. Você determina isso desenhando uma linha horizontal reta a partir do ponto de orvalho (linha vermelha) até chegar à temperatura. Nesse caso, esse ponto estaria a meio caminho entre a linha vermelha (100% RH) e a linha verde (50% RH).
A maneira como calculamos o ponto de orvalho é muito grande para esta resposta; portanto, se você quiser saber, pergunte separadamente.