Como é o nosso sistema solar?
Responda:
#color(white)(qwertyuiopasdfghjklzxcvbnm)#
AVISO!
Resposta longa.
Explicação:
#color(white)(qwertyuiopasdfghjklzxcvbnm)#
Nosso sistema solar é composto de planetas, cometas e asteróides, juntamente com outros detritos e poeira espacial que orbitam a estrela que chamamos o sol. Formou mais de #4 1/2# bilhões de anos atrás, nosso sistema solar é um dos vários outros semelhantes no Universo. Está situado em um dos quatro braços da Via Láctea, também conhecido como braço de Órion.
Todos os objetos que compõem o sistema solar se originaram de uma enorme nuvem de gases e poeira chamada nebulosa. Essa nuvem começou a girar lentamente e depois mais rapidamente, com a matéria no centro girando e desmoronando sobre si mesma. Isso se tornou o sol.
Outras partes da matéria se separaram dessa nuvem e se tornaram os planetas. Alguns planetas se tornaram grandes o suficiente para atrair grandes quantidades de gases. Estes se tornaram os planetas gigantes que incluem Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Esses corpos giravam em torno do Sol em órbitas, tornando-se o sistema solar.
Se você pudesse ver de cima o sistema solar, veria o Sol no centro, com seus planetas girando em torno de suas órbitas.
O Sol compõe quase toda a matéria do sistema solar mais do que #99%#. Os planetas orbitam o Sol no sentido anti-horário, exceto Vênus no sentido horário e provavelmente Urano também, com Mercúrio mais próximo do sol e planetas anões como Plutão mais distantes. A Terra é o terceiro planeta do Sol, com Vênus o segundo. Marte vem em quarto lugar com um cinturão de detritos espaciais chamado cinturão de asteróides. Os planetas gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Netuno seguem nessa ordem, com planetas anões como Plutão, Eris mais abaixo.
Os quatro planetas internos são muito menores que os quatro externos. Esses planetas têm núcleos densos e rochosos, e somente a Terra e Marte têm luas orbitando-os.
Os planetas externos têm superfícies gasosas, principalmente hélio, hidrogênio e gelo, o que implica que não se pode pousar neles. Eles têm muitas luas em órbita ao seu redor, pois seus campos gravitacionais são mais fortes que os planetas internos.
Os planetas exteriores compõem # 99%# da massa no sistema solar, fora de #1%# que é deixado sem incluir o sol. Todos esses planetas, embora os de Saturno sejam claros, têm anéis girando ao seu redor, compostos de partículas finas, poeira, detritos e asteróides. Eles são leves, considerando seus tamanhos enormes. Saturno, por exemplo, flutuaria se alguém pudesse encontrar uma banheira grande o suficiente.
Espero que isto ajude 🙂