Como funciona a unidade funcional do rim (Nephron)? Dê uma explicação detalhada
Responda:
O Nephron filtra o sangue e reabsorve todas as substâncias úteis desse filtrado e remove o restante (resíduos e água) na forma de urina.
Explicação:
Um néfron é a unidade estrutural e funcional básica do rim. O nome nephron vem da palavra grega (nephros), que significa rim. Sua principal função é regular a água e as substâncias solúveis filtrando o sangue, reabsorvendo o que é necessário e excretando o restante como urina.
As etapas a seguir estão envolvidas na formação de urina no néfron:
Ultrafiltração
- O sangue entra no néfron através da arteríola aferente e flui para o glomérulo.
-
Agora, esse sangue possui componentes sanguíneos filtráveis e não sanguíneos filtráveis. As paredes do glomérulo são porosas que fornecem a pressão de filtração necessária.
-
Componentes sanguíneos filtráveis, como água, resíduos nitrogenados, nutrientes e sais (íons), movem-se em direção ao interior do glomérulo e tomam uma forma semelhante ao plasma chamada filtrado glomerular .
-
Por outro lado, os componentes sanguíneos não filtráveis ignoram o processo de filtração saindo pela arteríola eferente.
-
O filtrado glomerular contém essencialmente #color(red)"glucose, "# #color(red)"amino acids, water, sodium chloride, potassium,"# #color(red)"bicarbonate ions, creatinine and urea"# quando sai do glomérulo e entra na PCT.
Reabsorção
Reabsorção significa o movimento do material do filtrado glomerular de volta ao sangue. A reabsorção ocorre próximo à filtração. Nesse processo, vários componentes do filtrado glomelular que são vitais para o funcionamento do corpo são transferidos de volta ao sangue. Acontece em PCT, loop de henle, DCT e duto coletor.
- Túbulação retorcida proximal:
Aqui ocorre a reabsorção máxima do conteúdo do filtrado. #PCT# reabsorve quase todos os constituintes úteis do filtrado glomerular. Reabsorve o potássio#(K^+)# #65%# cloreto de sódio #(NaCl)#, #65%# água #(H_2O)#, #90%# iões de bicarbonato#(HCO_3^-)#, Cerca de #100%# glicose e sobre #100%# aminoácidos. -
Loop pf Henle:
O ramo descendente do laço da henle é altamente permeável à água e reabsorve a água, enquanto a camada ascendente reabsorve #25%# de cloreto de sódio. -
Túbulo contorcido distal:
Reabsorve #5%# de cloreto de sódio e como a água segue o sódio dur ao gradiente osmótico, para que um pouco de água também seja reabsorvida nessa parte do néfron. -
Coletor de duto:
Na coleta do duto, #5%# o cloreto de sódio filtrado é absorvido e, portanto, uma pequena quantidade de #H_2O# também é reabsorvido. Também alguma uréia é reabsorvida no ducto coletor.
Secreção
A secreção envolve o movimento do conteúdo do sangue para o néfron. É causada principalmente por transporte ativo e difusão passiva. Normalmente, apenas algumas substâncias são tipicamente resíduos e, portanto, são secretadas no lúmen dos túbulos urinários pelo epitélio tubular, de onde seriam excretadas do corpo. A secreção ocorre nas seguintes partes do néfron:
-
Túbulação retorcida proximal:
Um resíduo nitrogenado, como a uréia, juntamente com vários ácidos orgânicos, é secretado na PCT. -
Túbulo contorcido distal:
Pequenas quantidades de íons hidrogênio#(H^+)# e íons de potássio #(K^+)# são secretados no DCT.
Os íons hidrogênio equilibram a #pH# do filtrado que passa através dos túbulos. -
Loop descendente de henle:
Uma pequena quantidade de uréia também é secretada no ramo descendente do laço da henle.
Excreção
Não é um dos passos da formação da urina. No entanto, nesta etapa, o material que permanece no filtrado glomerular após a passagem das estruturas tubulares do néfron é coletado na última parte do néfron, isto é, o ducto coletor. Da coleta do duto, essas coisas são excretadas como urina.
A urina constitui principalmente água#(H_2O)#, creatinina, bicarbonato#(HCO^(3-))#íons de potássio#(K^+)#ureia#(CH_4N_2O)# #&# cloreto de sódio#(NaCl)#.
Espero que ajude...