Como limites convergentes podem causar terremotos?

Responda:

O acúmulo de fricção (assim energia potencial) entre as duas placas convergentes.

Explicação:

Os limites convergentes são onde duas placas se juntam. A placa que é a mais densa se subdividirá embaixo da outra placa (veja a imagem abaixo), criando elevação (construção de montanha) ou placas com densidades comparáveis ​​se misturarão, criando elevação, mesmo que ainda haja pelo menos algumas subducção. De um modo geral, a mais antiga das duas placas, se tiverem a mesma composição, é a mais densa.

À medida que uma placa é subdividida abaixo da outra, há uma quantidade incrível de atrito entre as duas. As placas meio que "travam" uma na outra, enquanto cada uma ainda está se movendo uma em direção à outra. Eventualmente, algo tem que ceder, e essa "trava" quebra. Essa zona bloqueada se torna a zona de ruptura (também conhecida como hipocentro do terremoto). Esse atrito é convertido de potencial em energia cinética quando as placas escorregam, liberando uma grande quantidade de energia.

Terremotos na zona de subducção estão entre os mais poderosos, principalmente porque há muita área de superfície sendo afetada, resultando em um aumento muito maior momento sísmico, bem como a quantidade média de deslizamento (consulte o mesmo link acima para obter informações sobre isso).

https://en.wikipedia.org/wiki/Plate_tectonics