Como posso desenhar um perfil de energia simples para uma reação exotérmica na qual o 100 kJ mol-1 é desenvolvido e que possui uma energia de ativação do 50 kJmol-1?

Você pode começar com um genérico diagrama de energia potencial para um reação exotérmica.

http://academics.tctc.edu/science/CHM/CHM/chemistry100_content

Uma reação é definida como exotérmica se você gastar menos energia para quebrar as ligações dos reagentes - essa é a energia de ativação - do que é liberado quando os produtos são formados.

Portanto, a energia de ativação é a quantidade mínima de energia necessária para que uma reação ocorra. No seu caso, você precisa de pelo menos #"50 kJ/mol"# de energia para obter a reação.

O calor evoluiu durante a reação, #DeltaH#, será negativo porque os produtos estão em um nível de energia mais baixo que os reagentes. No seu caso, o calor liberado será

#DeltaH = "- 100 kJ/mol"#

Aqui está a aparência de um diagrama de energia para essa reação

http://www.gcsescience.com/rc24-energy-level-diagram.htm

Eu assumi que o nível de energia dos reagentes seja #"200 kJ"#. A energia de ativação fará com que a energia do pico de reação atinja #"250 kJ"#; o nível de energia dos produtos será menor do que o dos produtos em #"100 kJ"#, o calor evoluiu durante a reação.

Numa reação exotérmica, os produtos sempre ter energia mais baixa que os reagentes; neste caso, os produtos estão em #"100 kJ"#, #"100 kJ"# menor do que a energia dos reagentes.