Como posso determinar o padrão de divisão por RMN?
Para encontrar o padrão de divisão de RMN, para um determinado átomo de hidrogênio, conte quantos átomos de hidrogênio idênticos são adjacentes e adicione um a esse número. Por exemplo, em #CH_2ClCH_3# abaixo, os átomos de hidrogênio vermelho são adjacentes a três átomos de hidrogênio idênticos (marcados em azul). Eles exibirão um padrão de divisão do quarteto (4 de pico; 3 + 1). Para os hidrogênios azuis, eles são adjacentes a dois átomos de hidrogênio idênticos (marcados em vermelho), portanto, seu padrão de divisão será um triplo.
Para ilustrar esse conceito com mais um exemplo, com propano, #CH_3CH_2CH_3#. Cada um dos átomos de hidrogênio azul ainda é adjacente apenas a dois átomos de hidrogênio idênticos, portanto eles ainda exibem um padrão de divisão de trigêmeos (2 + 1). Desta vez, no entanto, os hidrogênios vermelhos são adjacentes a seis átomos de hidrogênio idênticos (com uma molécula simétrica como o propano, todos os átomos de hidrogênio azuis são quimicamente idênticos). O padrão de divisão resultante será um septo de sete picos (6 + 1).
A física por trás da divisão de RMN já foi explicada em um post anterior.
Às vezes, as coisas podem ficar complicadas quando você tem moléculas onde os átomos de hidrogênio são adjacentes a dois diferente conjuntos de átomos de hidrogênio idênticos. Se você estiver interessado nessa situação mais complexa, poste nos comentários.