Como traços recessivos podem pular gerações?
As características recessivas podem pular gerações porque um fenótipo dominante pode ser produzido por um genótipo dominante homozigoto ou por um genótipo heterozigoto. Portanto, dois indivíduos heterozigotos teriam o fenótipo dominante para uma característica, mas, como cada um deles possui um alelo recessivo, ambos poderiam passar um alelo recessivo para uma prole, produzindo uma prole recessiva homozigótica com o fenótipo recessivo. Isso seria uma cruz mono-híbrida.
Exemplo:
Nos ratos, a cor do casaco preto é dominante e o branco é recessivo. O alelo preto é representado pela letra B e o alelo branco é representado pela letra b.
Dois camundongos pretos heterozigotos (Bb) para o fenótipo preto produzem filhotes. O seguinte quadrado de Punnett representa as possibilidades de seus filhos.
Como você pode ver, há uma chance do 1 no 4 (25%) de que eles tenham uma prole homozigótica recessiva (bb) com o fenótipo branco.
Portanto, ambos os pais heterozigotos (Bb) têm a cor predominante do pêlo preto, mas a próxima geração, sua prole, pode ter o genótipo homozigótico recessivo (bb), produzindo a cor do pêlo branco recessivo.
É assim que uma característica recessiva pode pular gerações.