Como um neurônio é adaptado para desempenhar sua função?
Responda:
As células nervosas são bastante longas, o que permite a comunicação com partes distantes do corpo. Os dendritos permitem a comunicação com outros neurônios. A mielina que circunda o axônio de um neurônio atua como um isolador.
Explicação:
O exemplo acima é uma descrição muito geral. De fato, os neurônios podem ser classificados em três grupos com base em sua função:
Neurônios sensoriais:
-
Transporte impulsos dos receptores (células que detectam os estímulos, como calor ou pressão) para o centro sistema nervoso (CSN).
-
Eles têm dendritos mais longos e axônios mais curtos devido ao transporte de impulsos dos órgãos sensoriais para a medula espinhal ou o cérebro.
-
Em geral, os neurônios sensoriais são células muito longas, pois precisam transportar os impulsos do corpo para o local onde a resposta ocorre.
Neurônios Motores
-
Transporte impulsos do CSN para o efetor (células que respondem aos estímulos, isto é, órgãos, músculos)
-
Eles têm axônios longos e dendritos mais curtos devido à passagem de impulsos da medula espinhal ou do cérebro para os órgãos / células efetores.
Neurônios de retransmissão
-
Coordenar respostas
-
Eles são conhecidos como neurônios de ligação no SNC devido à sua função, que é conectar neurônios sensoriais aos neurônios motores