Como você classificaria esses íons de acordo com o raio atômico: #K ^ + #, # Ca ^ + 2 #, # P ^ -3 #, # S ^ -2 #, #Cl ^ - # (do menor para o maior)? Explique por que você escolheu este pedido.

Responda:

#"Ca"^(2+)#, #"K"^(+)#, #"Cl"^-#, #"S"^(2-)#, #"P"^(3-)#

Explicação:

Todos os cinco íons têm um número igual de elétrons e, portanto, compartilham o mesmo configuração eletrônica. Por exemplo, um átomo de cálcio neutro (#Z=20#) Possui #20# elétrons; perde #color(purple)("two")# deles para formar um #"Ca"^(color(purple)(2+)# cação, que conteria assim #20-2=18# elétrons. Da mesma forma, um átomo de fósforo (#Z=15#) ganhos #color(navy)("three")# elétrons para formar um #"P"^(color(navy)(3-))# ânion que contém #15+3=18# elétrons.

Prótons com carga positiva nos núcleos atraem a nuvem de elétrons com carga negativa. Cada próton carrega um #+1# carregar; quanto mais prótons um átomo ou íon contiver, mais forte será a atração que ele apresenta em sua nuvem de elétrons. Um núcleo de forte carga positiva puxa sua nuvem de elétrons firmemente para si, de modo que este último tenha um pequeno raio.

A tabela periódica é organizado na ordem crescente do número de prótons. O fósforo é o primeiro entre as cinco espécies e contém o menor número de prótons. Seu íon seria o maior entre os cinco. O cálcio é o último e forma o menor íon.

  • Número de prótons por núcleo #"P"<"S"<"Cl"<"K"<"Ca"#
  • Força da atração eletrostática na nuvem de elétrons #"P"<"S"<"Cl"<"K"<"Ca"#
  • Raio iônico #"P"^(3-)>"S"^(2-)>"Cl"^(-)>"K"^(+)>"Ca"^(2+)#