Como você classificaria o raio atômico dos seguintes elementos, do maior para o menor: #Na ^ (+) #, #F ^ (-) #, # O ^ (2 -) #, # Al ^ (3 +) #, # Mg ^ (2 +) #, # N ^ (3 -) #?
Responda:
#"N"^(3-) > "O"^(2-) > "F"^(-) > "Na"^(+) > "Mg"^(2+) > "Al"^(3+)#
Explicação:
O importante a perceber aqui é que todos esses íons são isoeletrônico, o que significa que eles são os mesmos mesmo número de elétrons e, portanto, o mesmo configuração eletrônica.
Mais especificamente, todos esses íons têm a configuração eletrônica of néon, #"Ne"#, que é um gás nobre.
Como você sabe, o tamanho atômico e iônico é determinado pela distância do núcleo ao elétrons ultraperiféricos. Como todas essas espécies têm seus elétrons mais externos o mesmo nível de energia, #n=2# para ser preciso, você terá que olhar carga nuclear efetiva.
A atração entre os elétrons mais externos e o núcleo é o que determina o tamanho do íon. Isso implica que o mais positivo como o núcleo é, mais atraídos serão os elétrons mais externos.
Naturalmente, isso significa que os elétrons mais externos serão mais próximo para o núcleo.
No seu caso, o núcleo com mais prótons comprimirá os níveis de energia dos elétrons ao máximo, o que resultará no íon tendo o menor tamanho.
Isto significa que tamanho iônico vontade aumentar na ordem #"Al"^(3+)#, #"Mg"^(2+)#, #"Na"^(+)#, #"F"^(-)#, #"O"^(2-)#, #"N"^(3-)#, já que o alumínio tem a o maior número atômico e o nitrogênio menor.
Portanto, o pedido que você procura será
#"N"^(3-) > "O"^(2-) > "F"^(-) > "Na"^(+) > "Mg"^(2+) > "Al"^(3+)#