Como você escreve o diagrama de pontos do elétron para o íon hidróxido #OH ^ - #?
Responda:
Incluindo um único elétron do #O-H# ligação, existem elétrons 9 associados ao #O# núcleo.
Explicação:
E se existem esses elétrons 9, o #O# o átomo deve carregar uma carga negativa formal porque um oxigênio isolado, #Z=8#, possui prótons 8, partículas carregadas positivamente no seu núcleo. O equilíbrio, a diferença, entre partículas fundamentais carregadas é necessariamente a carga no íon.
Então, se começarmos com água, #H-O-H#, sabemos que a água é uma molécula neutra e o diagrama de pontos de elétrons reflete isso. Desde nossas primeiras lições como químicos, sabemos que átomos e núcleos compartilham elétrons em uma ligação covalente. Em um #O-H# bond, #1# o elétron é "propriedade do" hidrogênio, e o outro elétron na ligação se volta para o oxigênio. Os núcleos de hidrogênio são formalmente neutros, porque sua carga positiva (no núcleo) é equilibrada por sua ligação elétron.
Agora ao oxigênio; #O# reivindica o elétron 1 de suas ligações 2; os elétrons 4 nos pares solitários 2 são exclusivamente de oxigênio e existem elétrons do núcleo interno 2, que não se presume estarem envolvidos em qualquer ligação. Por aí #O#, existem assim #2+2+2xx2=8" electrons"#, cuja carga é balanceada com precisão pelos prótons nucleares (quantos?).
Escrevemos a reação da protonólise da seguinte maneira:
#H_2O rarr HO^(-) + H^+# (bem, esta é uma maneira de escrever isso!).
Qualquer reação química preserva massa e carga, e certamente é preservada aqui. E, assim, uma carga negativa está associada ao átomo de oxigênio do hidróxido.
O diagrama não é ideal porque não sugere explicitamente que a carga negativa está localizada no oxigênio; é a vida.