Em que órgão ocorre a maioria da digestão e absorção química?
Responda:
A maioria da digestão e absorção química ocorre no intestino delgado. Ele recebe bile emulsificante de gordura do fígado, suco digestivo do pâncreas e secreta seu próprio suco. Possui vilosidades para absorver os nutrientes digeridos.
Explicação:
Na primeira parte do intestino delgado, ou seja, no duodeno, todos os sucos digestivos se misturam com o quimo meio digerido. Os bicarbonatos do suco pancreático anulam a acidez do quimo fornecida pelo suco gástrico. Todas as enzimas digestivas atuam em pH alcalino no intestino delgado.
Não existem enzimas na bile, mas os sais biliares agem como emulsificantes: grandes glóbulos de gordura são decompostos em esferas microscópicas, de modo que a área da superfície aumenta e, como resultado, a lipase pode atuar com eficiência.
As enzimas de digestão de proteínas do pâncreas (tripsinogênio, quimotripsinogênio) são secretadas na forma inativa. O tripsinogênio é ativado pela enzima enterocinase presente no suco intestinal na tripsina. Ultimamente ativa o quimotripsinogênio.
Para saber sobre absorção, leia o seguinte:
https://socratic.org/questions/why-do-we-have-villi-in-the-small-intestine?source=search
https://socratic.org/questions/what-happens-in-the-small-intestine?source=search