Sou que ou sou eu quem?
Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.
Quando usar que é quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”! Que vai ser eu ou que vou ser eu? No padrão coloquial, quando o verbo vem na frente, lasca-se a terceira do singular. A correção é muito simples: "Não vou ser eu quem vai mudar".6 nov 1997
Foi eu que ou quem?
Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo. Também se pode perguntar foi eu que fiz ou foi eu quem fez? Fui eu que fiz
Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.
Correspondentemente, foi você que fez ou foi você quem fez?
– Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes. Portanto, o certo seria dizer: – Fui eu quem fez. As pessoas também perguntam qual é a classe gramatical de que? Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.
Para quem ou pra quem?
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos. Posteriormente, quê ou quem como sujeito? d) O sujeito é o pronome relativo "que" – o verbo concorda com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café. e) O sujeito é o pronome relativo "quem" - o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome.
Vai EU está certo?
Altere a ordem de sujeito anteposto (antes do verbo) para sujeito posposto (depois do verbo), momento em que a flexão não pode mudar: vou eu, vais tu, vai ele, vamos nós, ides vós, vão eles (não se trata do imperativo afirmativo, embora pareça).
Artigos semelhantes
- Quem sou eu para jogar online?
O jogo será jogado em grupos. O usuário escolhe uma categoria, a dificuldade, e concorda com o grupo o que deve fazer para encontrar a palavra em questão.
- Quem sou eu perguntas?
30 perguntas para conhecer a si mesmo, quais são suas qualidades, você conhece seus gostos pessoais, do que desistiu, o que mais o marcou na vida, o que é felicidade?
- Como eu posso explicar quem eu sou?
Lembrando... Ao responder quem eu sou, fale do seu lado pessoal, como idade, onde e com quem vive, o que gosta de fazer no seu tempo livre, e os seus planos para o futuro. Discuta os principais projetos, cursos ou certificações que você quer fazer no futuro e para que tipo de empresa você quer trabalhar.
- Quem sou eu exemplo de redação pronta?
- Como saber de quem eu sou descendente?
- Qual o objetivo do jogo quem sou eu?
- Quem sou eu texto reflexivo?