Sou eu que ou sou eu quem?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).
Qual o correto eu que ou eu quem?
O pronome relativo "que" não tem força de sujeito nessa oração e, por este motivo, o verbo deve concordar com o pronome pessoal (eu, tu, ele...) que vem antes dele. Observe os exemplos a seguir: Fui eu que fiz o bolo. Foste tu que fizeste o bolo. Qual é o correto eu quem fiz ou eu que fiz? Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.
Correspondentemente, foi você que ou você quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”! Foi você que fez ou foi você quem fez? O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.
A respeito disto, como usar o só ou sou?
Só: é sinónimo de apenas; unicamente. Sou: é forma conjugada do verbo ser, modo indicativo, tempo presente. Exemplo: Eu sou um aprendiz de professor. Logo, a primeira frase, “Eu só uma pessoa muito amorosa”, está errada. Ali, sou eu quem responde ou responde? A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."
Qual a forma correta de escrever eu é fulano ou fulano é eu?
Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.) vai exigir que o verbo vá para a primeira pessoa do plural (nós). Como usar que quem? O uso do pronome relativo “quem”
Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.
Qual é o certo você que sabe ou você quem sabe?
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
Artigos semelhantes
- Quem sou eu para jogar online?
O jogo será jogado em grupos. O usuário escolhe uma categoria, a dificuldade, e concorda com o grupo o que deve fazer para encontrar a palavra em questão.
- Quem sou eu perguntas?
30 perguntas para conhecer a si mesmo, quais são suas qualidades, você conhece seus gostos pessoais, do que desistiu, o que mais o marcou na vida, o que é felicidade?
- Como eu posso explicar quem eu sou?
Lembrando... Ao responder quem eu sou, fale do seu lado pessoal, como idade, onde e com quem vive, o que gosta de fazer no seu tempo livre, e os seus planos para o futuro. Discuta os principais projetos, cursos ou certificações que você quer fazer no futuro e para que tipo de empresa você quer trabalhar.
- Quem sou eu exemplo de redação pronta?
- Como saber de quem eu sou descendente?
- Qual o objetivo do jogo quem sou eu?
- Quem sou eu texto reflexivo?