Casa > C > Como Calcular O Período Orbital De Um Satélite?

Como calcular o período orbital de um satélite?

A terceira lei de Kepler afirma que o quadrado do período orbital (T²) de um planeta é diretamente proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol (R³). Além disso, a razão entre T² e R³ tem exatamente a mesma magnitude para todos os astros que orbitam essa estrela.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Qual a diferença entre o satélite geoestacionário e satélite orbital?

À mesma velocidade com que a Terra gira, um satélite move-se na mesma direcção. Quando visto a partir da Terra, um satélite parece estar parado. Os satélites viajam de pólo a pólo, de norte a sul.

Qual é o período da órbita do satélite?

Lua: Satélite natural da Terra

A Lua localiza-se a uma distância de 384.400 km da Terra e tem um período orbital de 27 dias.
Como calcular período de revolução de um planeta? Terceira Lei de Kepler

A 3ª lei de Kepler indica que o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita. Por isso, quanto mais distante o planeta estiver do sol, mais tempo levará para completar a translação.

Como calcular velocidade de um satélite?

A velocidade orbital de um satélite em equilíbrio, seja ele artificial ou natural, é dada pela equação a seguir: Na equação mostrada acima, v é a velocidade do satélite em m/s, G é a Constante de Gravitação Universal, M é a massa do planeta (no caso, a Terra) e r é o raio da órbita do satélite. Qual a relação entre órbitas e satélites? Órbita é o movimento que um corpo celeste realiza ao redor de outro corpo celeste pela influência de sua gravidade. Logo, a órbita terrestre é o movimento que os satélites, sejam eles naturais – como a lua, ou artificiais, realizam em volta do Planeta Terra.

Você pode gostar

Qual a diferença entre satélite orbital e geoestacionário?

À mesma velocidade que a Terra está girando, um satélite se move na mesma direção. Quando visto a partir da Terra, um satélite parece estar parado. Os satélites viajam de pólo a pólo, de norte a sul.

Qual é o período de revolução?

O tempo que o disco gasta para dar uma volta completa é denominado de período ou período de revolução e para representar o período usaremos a letra T. No Sistema Internacional de Unidades (SI), o período de revolução é medido em segundos, portanto, significa dizer que o período é o número de segundos por volta. Quanto tempo um satélite demora para dar a volta na Terra?

1,41 h
Uma volta inteira na Terra corresponde a uma distância 2πr~40.000 km. Portanto, este satélite demorará 1,41 h para dar uma volta completa na Terra, ou 1h25', ou, ainda, 85 minutos: “um pouco” mais rápido que o balão do romance de Julio Verne, que demorou 80 dias para dar a volta ao Mundo.

As pessoas também perguntam qual é a velocidade de um satélite?

11 000 km/h
A sua altitude é de cerca de 35 860 km, a sua distância em relação ao centro do planeta é de cerca de 42 230 km e a sua velocidade de cerca de 11 000 km/h. A sua órbita completa tem aproximadamente 265 300 km. Um satélite em órbita geostacionária cobre quase metade da superfície terrestre. A respeito disto, o que é o período de revolução de um planeta? Ou seja, a palavra “revolução” descreve muito bem o movimento que a Terra faz ao redor do Sol. Está mais do que correto, portanto, dizer que os dois principais movimentos da Terra chamam-se rotação (ao redor de si mesma) e revolução (ao redor do Sol).

Como descobrir o raio médio da órbita de um planeta?

O raio médio ou a distância média do planeta em relação ao Sol pode ser calculado com uma simples média aritmética. Kepler determinou que a média entre a distância do planeta e do Sol no afélio e a mesma distância no periélio, quando divididas por 2, produziam uma distância média do planeta durante a órbita.

De Alurd

Artigos semelhantes

Como calcular a órbita de um planeta? :: Qual e a imagem da tangente?
Links Úteis