Casa > Q > Qual A Diferença Entre Maturação E Amadurecimento?

Qual a diferença entre maturação e amadurecimento?

Maturação ou amadurecimento é o processo de desenvolvimento dos seres vivos ou suas partes no sentido de tornar o organismo apto para a reprodução. Em relação aos animais, diz-se que, nessa altura, eles atingem a maturidade sexual; os que ainda não atingiram a maturidade designam-se como "imaturos".

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Como ocorre o processo de amadurecimento das frutas?

O processo de maturação da fruta é causado por um gás chamado etileno. Existem dois átomos de carbono e quatro átomos de hidrogénio nesta substância química natural.

Também, quais são os métodos utilizados para avaliar a maturação de frutas?

Conforme explica o professor, atualmente a maturação de frutas é realizada por meio de processos destrutivos que analisam a firmeza de polpa – com utilização do penetrômetro –, os sólidos solúveis (°Brix) – com utilização do refratômetro –, e a acidez titulável – com utilização do pHmetro. Porque a banana amadurece as outras frutas? Isso acontece porque elas produzem um hormônio chamado etileno, que estimula o amadurecimento. Esse hormônio, quando liberado, também pode afetar as frutas que estão em volta. Por isso, guarde banana, mamão, abacate e manga, por exemplo, sempre com um espaço reservado entre si e separadas também das outras frutas.

O que significa fruta madura?

Para ter certeza que ela estará bem suculenta fique de olho nas manchas marrons, porque se elas começaram a aparecer significa que a fruta está madura. Mas não demore muito para consumi-la, porque quando a banana está marrom demais significa que começou a apodrecer. Qual é a função da giberelina? As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes. A giberelina é um hormônio vegetal que pode ser encontrado nas raízes e folhas jovens, nas sementes em fase de germinação, nos frutos e meristemas.

Você pode gostar

Como é o processo de amadurecimento das frutas?

A produção de algumas enzimas que causam reacções de maturação dos frutos é desencadeada pelo etileno. A fruta verde tem a sua molécula quebrada para que se torne mais doce.

Posteriormente, quais são os 5 hormônios vegetais explique suas funções?

Essas substâncias, os hormônios, atuam em pequenas quantidades modificando o funcionamento de células específicas. Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno. Qual é a importância das auxinas e giberelinas nos frutos? As giberelinas

Esses hormônios vegetais estimulam o alongamento das células e divisão celular, germinação das sementes, transição para o florescimento em algumas plantas e formação/maturação de frutos.

São efeitos das auxinas?

As auxinas atuam nos genes das células vegetais, estimulando a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, possibilitando a distensão das células. A forma do corpo de muitas plantas, principalmente as do grupo perene é definida pela ação hormonal. Como atua a auxina na planta? Hormônios que estimulam o alongamento celular das plantas

A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.

Mantendo isto em consideração, como a auxina age na planta?

As auxinas auxiliam ainda no crescimento da planta em resposta à gravidade, fenômeno denominado gravitropismo: raízes crescem no sentido do centro gravitacional da Terra (gravitropismo positivo) e caules, no sentido oposto a ela (gravitropismo negativo).

De Earlene

Artigos semelhantes

Quais são os tipos de convecção? :: Qual é a função da auxina?
Links Úteis