Foram ou foi 5 anos?
A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.
Mantendo isto em consideração, fazem quinze dias ou faz quinze dias?
Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada. O verbo fazer tem sua origem na palavra em latim facere [...] e é um verbo irregular, podendo ser conjugado em todos os tempos e modos verbais, bem como em todas as pessoas gramaticais. Também, como se diz meio dia e meio ou meio dia e meia? Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.
Faz tempo transcorrido?
A regra é bem simples e clara: o verbo fazer, quando expressa o sentido de tempo transcorrido, é um verbo impessoal, ou seja, não indica pessoa. Veja mais exemplos: Faz dez anos que não vejo o mar. Faz onze anos que me formei. E outra pergunta, quando o verbo fazer vai para o plural? A dúvida no uso de faz (singular) ou fazem (plural) ocorre, principalmente, na indicação de tempo decorrido. Deverá ser sempre usada a forma no singular (faz), uma vez que o verbo fazer atua como um verbo impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno atmosférico, não apresentando sujeito.
Além disso, faz ou fazem unhas?
Fazem -se unhas= unhas são feitas. Ambas estão corretas. Ali, faz ou fez aniversário? O correto é: "Você faz aniversário este mês ou você faz anos este mês?" «Você faz anos este mês» e «comemora o seu aniversário este mês». Ainda se diz «hoje é o meu aniversário». O verbo fazer, usa-se, neste caso, para expressar tempo decorrido.
Como existiriam esperanças?
O mesmo acontece com o verbo haver impessoal (que indica tempo ou tem o sentido de "existir"): Se não houvesse medos. O verbo existir, por sua vez, não é impessoal. Por esse motivo, ele deve concordar com o sujeito: Como existiriam esperanças. Faz no sentido de tempo? O verbo fazer é impessoal no sentido de haver, quando dá ideia de tempo transcorrido ou de fenômeno meteorológico. Deve, portanto, ficar na 3ª pessoa do singular. Exemplos: Faz 10 anos que ele chegou a Brasília.
Também, faz toda diferença ou faz toda a diferença?
Se são três elementos, o verbo vai para o plural: fazem toda a diferença. Se a preposição usada fosse “ou” significaria que qualquer um dos três, sozinho, faria a diferença. Então: um bom dia, um sorriso ou um muito obrigado faz toda a diferença. Espero ter esclarecido.
Artigos semelhantes
- Estou há dois anos ou a dois anos?
É fácil de usar um tempo futuro e passado.
- Faz três anos ou fazem três anos?
O pronome impessoal DO refere-se ao tempo decorrido. Deve ser sempre usado no singular porque não tem assunto com quem concordar. Eu o conheço há 20 anos e ele não tira férias há três anos.
- Estou a 3 anos ou estou há 3 anos?
É fácil usar um tempo futuro e passado.
- Faz cinco anos ou fez cinco anos?
- Qual foi o domínio mais devastado nos anos de 2020 e 2021 no Brasil?
- Como saber se as mensagens do WhatsApp foram apagadas?
- Quais livros da Bíblia foram escritos em aramaico?