São exemplos de Clitelados?
Os maiores de todos os clitelados pertencem aos Megascolecidae, por exemplo, a minhoca gigante de Gippsland ou Megascolides australis (uma espécie ameaçada nativa da Austrália), que pode alcançar 3 metros de comprimento, embora suas dimensões normais sejam descritas em torno de 1 metro de comprimento e 2 cm de diâmetro
Quem tem clitelo?
No caso dos hermafroditas, a exemplo da minhoca, existe uma parte do corpo que ajuda na reprodução, o clitelo. O clitelo é um anel mais claro que libera um muco ajudando na união de duas minhocas quando vai ocorrer a fecundação. O sistema circulatório desses animais é fechado. O que indica a presença de um clitelo muito desenvolvido nas minhocas? Ao alimentarem-se do solo, esses animais extraem seus nutrientes, e o que não é aproveitado é eliminado na forma de húmus. Oligoquetas são hermafroditas, a fertilização é cruzada, e o desenvolvimento, direto. Nesse grupo, há presença de um clitelo, o qual secreta um material que formará o casulo que conterá os ovos.
Como ocorre a formação do clitelo?
Forma uma espécie de anel que envolve parcial ou totalmente a circunferência do corpo destes animais. É formado por vários segmentos adjacentes (posição e número variável consoante a espécie) cuja epiderme se apresenta espessada devido à existência de certas glândulas. Então, qual é a principal diferença entre a fecundação interna e externa? A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes: Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal; Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.
Posteriormente, quais as características dos hirudíneos?
Hirudíneos: Esse grupo apresenta indivíduos com corpo achatado dorsoventralmente, sem parapódios e sem cerdas. Possuem representantes, em sua maioria, de água doce. Uma característica marcante desses animais é a presença de ventosas que garantem a locomoção e a fixação do animal. São organismos hermafroditas. Quais são os tipos de poliquetos que existem? Os poliquetas podem ser errantes ou sedentários. Os poliquetas errantes incluem espécies estritamente pelágicas (vivem na coluna de água), outras que se deslocam sobre o fundo entre as rochas e outras que se enterram activamente no sedimento ou ocupam temporariamente tubos que permanecem fixos no mesmo local.
Qual a diferença entre poliquetas oligoquetas e hirudíneos?
São os anelídeos que possuem como principal característica a existência de muitas cerdas (parapódios) nas regiões laterais do corpo. A maioria dos poliquetas vive no mar e algumas espécies tem as águas doces como habitat. Os poliquetas, ao contrário dos oligoquetas, não possuem clitelo. Qual é a função dos Parapodios? Os parapódios possuem diversas formas e funções, podendo servir para locomoção, proteção, podem ajudar a criar correntes de água para os organismos que constroem tubos, e podem ainda possuir regiões modificadas em brânquias que auxiliam nas trocas gasosas.
Como ocorre a alimentação dos Hirudíneos?
Alimentação. Todas as sanguessugas são carnívoras ou hematófagas, alimentando-se do sangue das suas vítimas e podendo ingerir uma quantidade de sangue 500 vezes superior ao seu próprio volume.
Artigos semelhantes
- São exemplos de ondas longitudinais?
As ondas vibram na mesma direção que a sua propagação. Ondas sonoras são um exemplo. A onda é normalmente mecânica.
- O que são fatores abióticos exemplos?
Os fatores abióticos podem ser físicos ou geológicos.
- São exemplos de adaptações dos seres vivos?
Camuflagem ou mímica é uma defesa contra as Adaptações dos Seres Vivos.
- O que são substâncias polares e Apolares exemplos?
- São exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas respectivamente?
- São exemplos de sistema homogêneos e heterogêneos respectivamente?
- São exemplos de alótropos?