Como evitar a ambiguidade no texto?
Como evitar a ambiguidade
- Preste atenção aos múltiplos significados das palavras.
- Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente.
- Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais.
- Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.
E outra pergunta, o que é paradoxo é um exemplo?
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso". O que é polissemia cite 2 exemplos? O que é Polissemia:
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Quais são as palavras polissemia?
polissemiapalavrassãopalavras
Exemplos de palavras monossêmicas:
- estetoscópio (instrumento médico);
- eneágono (polígono com nove ângulos);
- vulcanologista (especialista em vulcanologia).
O que é ambiguidade lexical?
Diz-se que estamos perante um caso de ambiguidade lexical sempre que uma palavra autorize pelo menos duas interpretações num dado contexto. As palavras homónimas, por apresentarem o mesmo significante (a mesma forma escrita e fónica) constituem os casos em que se verifica a ambiguidade lexical. Correspondentemente, o que é ambiguidade semântica? Ambiguidade semântica
Quando envolve polissemia, ou seja, um termo que apresenta mais de um significado possível. Exemplo: Estava em frente ao banco. O termo “banco” seria o móvel em que se senta ou prédio, instituição financeira?
Por que separado?
"Por que" separado
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?". Quando se utiliza no qual? O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
É correto utilizar na qual?
Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.
Artigos semelhantes
- O que é ambiguidade é um exemplo?
Há um sentimento de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Eu não sei se gosto do frio ou do calor.
- O que é a ambiguidade?
A anfibologia linguística é quando uma passagem, uma frase ou uma expressão linguística apresenta mais do que uma compreensão possível, causando problemas de interpretação na enunciação e dificuldades de comunicação.
- O que é ambiguidade resposta?
Um duplo significado é uma das características de uma palavra, expressão ou frase. Pode ser estrutural ou lexical.
- O que pode ocorrer quando uma pessoa diz uma ambiguidade?
- Como evitar que as fotos do WhatsApp sejam salvas na galeria?
- O que é phishing como podemos evitar?
- Como evitar a deriva?