Que tipo de radiação a Terra emite?
Em todas as latitudes entre 80º N e 80º S a superfície da Terra tem radiação resultante positiva, quer dizer, recebe mais do que perde. Esta radiação resultante positiva é particularmente alta nos trópicos. A atmosfera, por outro lado, tem balanço negativo da radiação resultante, o qual não varia com a latitude.
O que acontece com a energia solar que chega a Terra?
Essa energia irradiada chega à Terra vinda do espaço através das partículas de energia chamadas de fótons. Os fótons se deslocam a uma velocidade de 300.000 km/s, por isso demoram cerca de 8 minutos para chegar à Terra, que está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros do sol. Qual a importância da radiação solar para a vida na Terra? A importância da radiação solar
Nós a recebemos por meio da radiação solar que, além disso, representa parte importante para: Fotossíntese em plantas; Equilibrar a temperatura do planeta adequada para os seres vivos; Formação dos ventos.
Como a radiação solar se propaga?
A transferência da energia gerada pelo sol ocorre por radiação. Por isso, esta energia é chamada radiação solar. Ela se propaga no espaço em todas as direções através de ondas eletromagnéticas, por meio de vibrações em diferentes comprimentos de onda. Quais são os componentes do balanço de radiação solar? O balanço de radiação na superfície da terra é composta de fluxos de radiação solar de ondas curtas (com comprimentos de onda de 0,3 à 3,0μm) e de ondas longas (com comprimento superior à 3,0μm) (TANNER & LEMON, 1962). A reflexão das folhas em maior importância na determinação do balanço de radiação do dossel.
Quais as principais características da radiação solar?
Características da radiação solar
A banda de radiação fotossinteticamente ativa oscila entre 400 e 700 nm, corresponde à radiação visível e equivale a 41% da radiação total. Dentro da radiação fotossinteticamente ativa, existem sub-bandas com radiação: azul-violeta (400-490 nm) verde (490-560 nm) Quais as radiações ionizantes? A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizantes quando compostas por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.
Correspondentemente, são exemplos de radiações ionizantes?
Entre os principais exemplos de radiações ionizantes, temos:
- Radiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração.
- Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.
Quais são os tipos de radiação que existem?
Existem três tipos de radiação: alfa, beta e gama. Becquerel, Ernest Rutherford, da Nova Zelândia, e Marie e Pierre Curie, da França, foram os responsáveis pela sua identificação.
Artigos semelhantes
- Que tipo de luz o Sol emite?
O sol emite diferentes tipos de radiação, cada uma das quais tem um efeito diferente na pele. A luz que podemos ver a olho nu é a luz visível.
- Quem emite gás metano?
A maioria das emissões de metano no mundo é resultado da ação humana. A emissão vem da agricultura, com ênfase na orizicultura e pecuária. A concentração deste gás na atmosfera tem aumentado nos últimos 200 anos.
- Quem emite PPP e Ltcat?
O modelo instituído pelo INSS é a base para a PPP, mas deve conter alguns elementos informativos básicos.
- Qual o tipo de radiação mais forte?
- Qual o tipo de radiação emitida pelo Césio 137?
- O que é radiação espúria?
- O que é radiação adaptativa e quando ela normalmente ocorre?