Na meiose, como a prófase I difere da prófase II?
Responda:
Profase I de meiose é uma fase muito elaborada subdividida em leptoteno, zigoteno, paquiteno, diploteno e diaquinesia. A prófase II é menos agitada, semelhante à prófase mitótica.
Explicação:
Meiose é divisão reducional. A preparação começa na prófase I, onde recombinação genética ocorre através do cruzamento, isto é, troca de partes cromossômicas entre cromossomos homólogos. Para isso, eles se reúnem devido à formação de complexo sinaptonemal .
PROFASE I
- Os cromossomos começam a ficar desidratados e enrolados quando a prófase I começa (leptoteno).
- Os cromossomos homólogos ficam lado a lado, formam bivalentes (zigoteno)
- Cromatídeos posteriores de cada cromossomo tornam-se claramente visíveis e o par homólogo aparece como tetrad (Paquiteno). No paquiteno, a travessia também ocorre.
- Os pontos de passagem aparecem como chiasmata (singular-quiasma) como os cromossomos homólogos tendem a se separar (Diplotene).
- No final da prófase I, os homólogos se separam e a membrana nuclear desaparece (Diaquinesia).
PROFASE II
- Os cromossomos não permanecem mais em condição de pareamento no início da prófase II e o estágio não é agitado, ou seja, não é subdividido em subestações.
- Cada cromossomo possui duas cromátides, mas na prófase II o número de cromossomos é apenas metade do que era na prófase I.
Termina para abrir caminho para a metáfase II.