O que é um íon poliatômico?

Responda:

#"Nitrate, perchlorate, sulfate, sulfite, ammonium.........."#

Explicação:

Um íon poliatômico é simplesmente uma coleção de átomos ligados covalentemente, com um excesso ou deficiência formal de elétrons ......... O ácido nítrico é uma espécie NEUTRA, e podemos desenhar a Estrutura de Lewis como .....

#H-O-stackrel(+)N(=O)-O^(-)#.

Em torno do átomo de oxigênio mais à esquerda, há 6 elétrons de valênciae elétrons do núcleo interno 2 ..... E, portanto, com os elétrons do invólucro interno do 2 (ou seja, o #1s^2# conjunto), existem elétrons 8 para combinar com a carga nuclear, #Z=+8#, e esse oxigênio é formalmente neutro.

Para o sulfato, temos uma distribuição semelhante ......

#(O=)_2S(-O^-)_2#.............

E para o amônio, temos um nitrogênio quaternizado, #NH_4^+#, e um íon formalmente carregado positivamente ...........

Apenas para acrescentar que, para fins de atribuição de cobrança formal, podemos voltar a idéias muito antigas que aprendemos quando são apresentadas a ligação. Em uma ligação covalente, os elétrons são compartilhados entre os núcleos. Uma ligação iônica é entre um ânion formal e um cátion formal e, portanto, envolve a TRANSFERÊNCIA prévia de elétrons.

Se considerarmos o metano, com QUATRO #C-H# covalentes, dividimos isso para dar #4xxdotH#e um átomo de carbono com 4 elétrons de valência. Os átomos de hidrogênio são neutros, porque possuem uma carga nuclear positiva e também uma carga eletrônica. E, portanto, os hidrogênios são neutros.

Da mesma forma, o átomo de carbono reivindica elétrons 4 dos quatro #C-H# e possui elétrons do núcleo interno 2 (isto é, formalmente o #1s^2# elétrons. E assim, cada carbono tem elétrons 6, e há cargas nucleares positivas para 6. O átomo de carbono no metano também é eletronicamente neutro.