O que são salários fixos e o que os leva a existir em uma economia?
Responda:
A teoria dos salários pegajosos é uma hipótese econômica que teoriza que o salário dos trabalhadores empregados tende a ter uma resposta lenta às mudanças no desempenho de uma empresa ou da economia em geral.
Leia mais: Definição da teoria dos salários pegajosos | Investopedia http://www.investopedia.com/terms/s/sticky-wage-theory.asp#ixzz42obGzPfb
Siga-nos: Investopedia no Facebook
Explicação:
Quando a demanda por uma boa queda, seu preço geralmente cai também. É assim que os mercados se ajustam para garantir que a quantidade de fornecedores dispostos seja igual à quantidade de compradores dispostos. Em teoria, as coisas não são diferentes quando o bem em questão é o trabalho, cujo preço é o salário. Portanto, é natural pensar que os salários devem cair em recessão, quando a demanda cair pelos bens e serviços que os trabalhadores produzem. Supondo que a oferta de mão-de-obra não mude, a demanda reduzida por mão-de-obra deve se traduzir em salários mais baixos, até que todos os que estão dispostos a trabalhar com o salário atual encontrem emprego. Obviamente, o que tendemos a observar em uma recessão é o desemprego, às vezes em grande escala, com pouco movimento de queda nos salários.
Mas os economistas há muito observam que é improvável que os salários caiam, mesmo em recessões muito severas, um fenômeno chamado "rigidez salarial descendente". As razões para a rigidez salarial descendente não são claras. Existem várias hipóteses, incluindo uma deste autor.