O que significa um pico na distribuição dos seus dados?

Responda:

Ver abaixo.

Explicação:

Um pico nos dados mostra que você tem um grande número de respondentes ou uma taxa alta em um determinado ponto ao longo do seu eixo x. Você pode ter vários picos em seus dados e eles podem ser graduais ou nítidos. Os dados com maior pico são aqueles que têm um pico mais acentuado em comparação aos dados com uma inclinação mais gradual. Os picos graduais indicam que seus dados aumentaram constantemente, enquanto um pico acentuado indica que seus valores aumentaram rapidamente.

(Curtose é o termo usado para descrever a nitidez do pico em um distribuição de frequência curva.)

No gráfico abaixo, a primeira série de dados (azul) tem um pico acentuado no 8 no eixo x, enquanto a segunda série de dados (laranja) possui um pico mais gradual no 6 no eixo x. A primeira série é mais alta que a segunda.
Criado por KM

A interpretação exata de um pico dependerá de quais são seus dados e com os quais eles estão sendo comparados. Estamos olhando para um gráfico que mostra a frequência de viagens para a sala de emergência nos campi de faculdades ou para um gráfico que mostra as vendas mensais no varejo? Nossa interpretação dos picos dependerá do contexto e das informações que temos disponíveis.

Por exemplo, se o gráfico abaixo mostra o número de consultas por emergência relacionadas ao álcool por semana para estudantes universitários, com a primeira série (azul) representando os alunos do primeiro ano e a segunda série (laranja) representando os alunos do segundo ano, os alunos do segundo ano mostram uma distribuição mais pontual.
Criado por KM
O número de visitas de emergência relacionadas ao álcool para estudantes do primeiro ano da faculdade atinge o pico na segunda / terceira semana e diminui gradualmente. Enquanto no segundo ano os estudantes universitários têm relativamente menos consultas de emergência relacionadas ao álcool até a 8a semana de escola, quando há um pico acentuado no número de visitas.