Onde são encontradas as partes mais antigas da crosta oceânica?
Responda:
As partes mais antigas da crosta oceânica são encontradas mais afastadas das cordilheiras oceânicas, nas zonas de subducção e nas prateleiras continentais.
Explicação:
Nova crosta oceânica é formada no cordilheiras do meio do oceano. A nova crosta é então empurrada para longe da crista quando a crosta mais nova chega à superfície. A crosta oceânica então se espalha ampliando o oceano.
Quanto mais distante a cordilheira a crosta oceânica é, mais antiga é a crosta. A crosta mais antiga fica às margens do oceano. Um local em que a crosta é a mais antiga fica à beira de um zona de subducção. É aqui que a crosta oceânica mais antiga é empurrada para baixo de uma crosta continental e destruída.
Na imagem abaixo, a crosta oceânica mais antiga é rosa / roxa. Como você pode ver, a crosta mais nova (vermelha) fica ao lado de onde se espalha o fundo do mar.
As prateleiras continentais, como a costa leste dos Estados Unidos, são outra vantagem. Pensa-se que os continentes da Europa e da América do Norte tenham sido conectados ao mesmo tempo. Um vale do abismo separa as duas crostas continentais, formando um oceano entre elas. A plataforma continental é onde o novo oceano começou. É aqui que a crosta oceânica mais antiga existe.
Não observe onde na Terra podem ser observadas as espessas camadas de velhos sedimentos oceânicos encontrados na coluna geológica.
O teoria das placas tectônicas parece não permitir a formação de densos sedimentos oceânicos profundos.