Os Estados Unidos venceram ou perderam a Guerra do Vietnã?
Responda:
Depende de como você define "perdido" - mas o consenso geral é que os EUA realmente perderam.
Explicação:
O Exército dos EUA relatou perdas no 58, 177 no Vietnã, no sul do vietnamita 223, 748. Isso representa menos que perdas 300,000. Dizem que o Exército do Vietnã do Norte e o Viet Cong perderam mais de um milhão de soldados e dois milhões de civis. Em termos de contagem de corpos, os EUA e o Vietnã do Sul obtiveram uma vitória clara. Além disso, quase todas as ofensivas norte-vietnamitas foram esmagadas.
Claro, não foi por isso que os EUA perderam a guerra. O público americano ficou indignado que seus soldados estivessem morrendo e por quê? O governo afirmou que estava construindo democracia e infraestrutura para o Vietnã do Sul. Mas isso não podia ser verdade, porque a arma química dos EUA e a estratégia de bombardeio estavam arruinando o país. Se os EUA estavam tentando construir um novo Vietnã, por que, ao mesmo tempo, o estavam destruindo? Eventualmente, o público não aguentou mais, e quase parecia que tumultos em massa eram iminentes.
Então, depois de perder milhares de soldados e uma tonelada de dinheiro e meio mundo de distância em uma guerra por um dos lugares mais insignificantes da Terra (em termos de recursos e tamanho), os Estados Unidos da América retiraram seus homens de uniforme, porque seu povo disse isso. Depois que os EUA saíram, os norte-vietnamitas usaram sua última gota de força para entrar no Vietnã do Sul e vencer a guerra. Se os EUA ficassem, talvez o Norte acabasse perdendo - mas essa conclusão é duvidosa, considerando a longa história da luta do Vietnã pela independência.