Os glóbulos brancos são células especializadas?
Responda:
Definitivamente, os glóbulos brancos são especializados para nos proporcionar imunidade: além disso, as células são móveis, capazes de desenvolver pseudópodes.
Explicação:
Existem diferentes tipos de glóbulos brancos (leucócitos) / leucócitos. A distinção é feita primeiro, com base em grânulos: existem granulócitos e células sem são agranulócitos.
Agora os nomes: lembre-se de que os três primeiros são granulócitos e os dois últimos são agranulócitos: eu uso um mnemônico para lembrar a ordem.
N sempre E at B anana L Ike M onkey
- N para neutrófilos
- E para eosinófilo
- B para Basophil
- L para linfócitos
- M para Monócitos
Cada tipo de leucócito é especializado para uma função específica. As funções resumidas são as seguintes:
Os neutrófilos atacam os germes invasores e os matam por fagocitose. Os neutrófilos são altamente móveis e são as primeiras células imunes a atingir uma área de infecção.
Eosinófilos ajudar no combate a infecções virais e helmintos parasitas. Eles removem resíduos celulares e desempenham papel predominante no desencadeamento de reações alérgicas.
Os basófilos secretam três substâncias químicas importantes: heparina, histamina e serotonina. A heparina é anticoagulante natural. A histamina é vasodilatadora (dilata os vasos sanguíneos), enquanto a serotonina age de maneira oposta (contrai os vasos sanguíneos). Um equivalente de tecido é mastócito com as mesmas funções.
Linfócitos são únicos, pois são as principais células do sistema imunológico: diferenciadas em células B e células T. As células B, uma vez amadurecidas, secretam moléculas de proteína específicas chamadas anticorpos que combatem germes específicos. Clones de células B no tecido são chamados célula de plasma . As células T são ainda mais diferenciadas em T helper, T killer e T supressor. A secreção de anticorpos pelas células B inicia após o recebimento do gatilho dos auxiliares T. As células T killer fornecem imunidade mediada por células.
O monócito é fagocítico como neutrófilos, mas é superior por exibir os antígenos estranhos consumidos. Os linfócitos em circulação obtêm uma exposição a essas moléculas alienígenas e são programados para produzir anticorpos específicos. Seu equivalente em tecidos é chamado macrófagos : sua atividade fagocítica também ajuda na remoção de detritos celulares.
()