Pergunta #8d583

Isso acontece devido à estrutura das duas moléculas, ou seja, os átomos aos quais esses hidrogênios ácidos estão ligados.

Tome ácido acético, por exemplo. Está Estrutura de Lewis se parece com isso

http://pixgood.com/lewis-structure-acetic-acid.html

O hidrogênio ácido no ácido acético é aquele ligado ao átomo de pxygen. Porque o oxigênio é muito eletronegativo átomo, a ligação é formas com hidrogênio será bastante polar.

Isso implica que o ligação elétrons passam a maior parte do tempo em torno do átomo de oxigênio, deixando o átomo de hidrogênio deficiente em elétrons nad fazendo com que seja menos firmemente mantido.

O positivo parcial A carga que surge no átomo de hidrogênio pode ser facilmente atacada por uma molécula de água, que é um molécula polar. Além disso, a carga negativa criada após a retirada do hidrogênio pode ser facilmente estabilizada por ressonância.

Por outro lado, os outros três átomos de hidrogênio estão ligados a um carbono. Como você sabe, o #"C-H"# o vínculo é considerado não polar, o que implica que o átomo de hidrogênio não desenvolverá um positivo parcial carga.

Isso significa que sua ligação com o carbono será forte o suficiente para impedir que uma molécula de água seja capaz de removê-la.

Agora dê uma olhada no ácido fosfórico Estrutura de Lewis

http://www.tutor-homework.com/Chemistry_Help/Molecular_Geometry/015_Phosphoric_Acid_H3PO4.html

Desta vez, todos os três hidrogênios estão ligados a átomos de oxigênio, que é o que os torna ionizáveis.

Todos os três podem ser facilmente atacados por moléculas de água e removidos da molécula de ácido fosfórico.

Então, como conclusão, os átomos de hidrogênio que estão ligados aos átomos de carbono são não ácido, enquanto átomos de hidrogênio ligados a átomos de oxigênio são bastante ácido.