Pergunta #9a0c3

Responda:

Os átomos de carbono são #sp# hibridizado na molécula de acetileno.

Explicação:

Comece dando uma olhada no Estrutura de Lewis de acetileno, #"C"_2"H"_2#.

A molécula tem um total de 10 elétrons de valência, 4 de cada um dos átomos de carbono e 1 de cada um dos átomos de hidrogênio. Por ter apenas um elétron, o hidrogênio não é capaz de formar ligações múltiplas com os átomos de carbono,

Isto significa que 4 elétrons de valência será usado para formar as ligações simples entre os dois átomos de hidrogênio e dois de carbono, e o restante 6 elétrons de valência será usado para formar um ligação tripla entre os dois átomos de carbono.

http://www.imgneed.com/c2h2-3d-structure.html

Agora, para determinar o hibridização dos dois átomos de carbono, você precisa contar o regiões de elétrons densidade que envolvem cada um desses átomos.

Lembre-se, uma região de densidade de elétrons é um par solitário, ou uma ligação, considerações do tipo de ligação, ou seja, uma ligação única, dupla ou tripla, todos contam como um região de densidade eletrônica.

O número de regiões uch fornecerá o átomo de número estérico, que diz o que hibridização você está lidando.

Dê uma olhada no átomo de carbono mais à esquerda (o processo é o mesmo para ambos). Observe que ele não possui pares solitários de elétrons conectados, mas sim para ligações com outros dois átomos, um hidrogênio e o outro carbono.

Isso significa que seu número estérico é igual a 2. O átomo usará assim 2 orbitais híbridos para se ligar ao hidrogênio e ao outro átomo de carbono, então será #sp# hibridizado.

http://www.dlt.ncssm.edu/stem/c2h2-hybridization-gif

O #2s# e um dos #2p# orbitais serão usados ​​para fazer os dois #sp# orbitais híbridos que o carbono usa para formar ligações sigma com hidrogênio 1s-orbital e os outros átomos de carbono #sp# orbital hibridizado.

Os dois restantes sem hibridação Orbitais 2p será usado para formar dois ligações pi entre os dois átomos de carbono.

http://www.biochemhelp.com/Hybridization-inC2H2(Acetylene).html