Pergunta #a88e4
Responda:
O néon é estável como ocorre na natureza. O nitrogênio é instável e deve combinar quimicamente com outro átomo de N ou outro elemento para obter um octeto.
Explicação:
Você precisa olhar para o elétrons de valência em vez do número total de elétrons. Um átomo estável possui uma concha de valência cheia (oito elétrons de valência ou dois no caso de H e He). A concha de valência de um átomo é a subconcha de energia mais alta ep. Somente os gases nobres preencheram conchas de valência na natureza.
O configuração eletrônica de N é #"1s"^2"2s"^2"3p"^3#e possui apenas cinco elétrons de valência em sua concha de valência (as subconchas de energia mais alta ep, por isso é de natureza instável e deve combinar quimicamente com outro átomo de N ou outro elemento para obter um octeto.
O diagrama abaixo mostra uma molécula de gás nitrogênio #("N"_2")# em que seis elétrons de valência são compartilhados, com dois elétrons adicionais para cada átomo de nitrogênio, dando a cada átomo de N um octeto.
O diagrama abaixo mostra uma molécula de amônia . Os pontos representam elétrons. Nitrogênio e hidrogênio compartilham seis elétrons, dando N um octeto e cada átomo H um dueto. O átomo de N também possui um par de elétrons não ligados, dando ao átomo de N oito elétrons de valência (um octeto).
A configuração eletrônica de Ne é #"1s"^2"2s"^2"3p"^6#. Ele possui oito elétrons de valência (um octeto), portanto é estável por si só e não precisa se combinar quimicamente com nenhum outro átomo.