Por que a entalpia é uma propriedade extensa?
Primeiro, uma propriedade extensa é aquela que depende da quantidade de material presente. Por exemplo, a massa é uma propriedade extensa, porque se você dobrar a quantidade de material, ela dobrará. Uma propriedade intensiva é aquela que não depende da quantidade de material presente. Exemplos de propriedades intensivas são a temperatura #T# e pressão #P#.
A entalpia é uma medida do conteúdo de calor; portanto, quanto maior a massa de qualquer substância, maior a quantidade de calor que ela pode reter em qualquer temperatura e pressão em particular.
Tecnicamente, entalpia é definida como a integral da capacidade térmica a pressão constante do zero absoluto à temperatura de interesse, incluindo quaisquer alterações de fase. Por exemplo,
#DeltaH = int_(T_(0K))^(T_"goal") C_PdT#
#= int_(T_(0K))^(T_"fus") C_PdT + DeltaH_"fus" + int_(T_"fus")^(T_"vap") C_PdT + DeltaH_"vap" + int_(T_"vap")^(T_"goal") C_PdT#
se supusermos que a temperatura de interesse esteja acima do ponto de ebulição. Então, nós passamos #T_(0K) -> T_"fus" -> T_"vap" -> T_"goal"#.
Se duas amostras são idênticas na mesma temperatura e pressão, exceto que a amostra B tem o dobro da massa da amostra A, a entalpia da amostra B é duas vezes a da amostra A.
É por isso que os valores de entalpia são geralmente citados como J / mol ou kJ / mol. Se você multiplicar o valor cotado pelo número de mols de substância, obtém a entalpia em J ou kJ.