Por que a palavra ateu não é um nome próprio quando cristãos e islamistas são?

Responda:

Veja a explicação ...

Explicação:

Eu acho que isso é mais sutil do que parece:

"Islã" é um nome próprio porque é o nome de uma coisa única - a fé islâmica.

"Cristianismo" é um nome próprio por razões semelhantes.

"Cristo" é considerado um nome próprio, pois é tratado como o nome de um indivíduo em particular. Como uma palavra, realmente significa "ungido" (do idioma grego) e corresponde à palavra "messias" que recebemos do hebraico. Como tal, é mais uma descrição do que um nome. Eu acho que nós tratamos isso como um nome por tradição.

"Cristão" foi um termo cunhado em Antioquia, que significa "pequeno Cristo" ou "pequeno ungido" - destinado a ser um termo levemente depreciativo, mas aceito e adotado por aqueles que seguiram Jesus. Não tenho certeza de que seja realmente um substantivo próprio. Penso que capitalizamos a primeira letra devido à referência a Cristo.

"Ateu" é um termo geral (também do grego) que significa basicamente alguém sem deus. Descreve uma característica de um indivíduo, mas não o nomeia. Portanto, não é um substantivo próprio.

Por outro lado, "ateísmo" poderia ser considerado um nome próprio, pois poderia ser considerado uma fé na inexistência de Deus ou deuses. No entanto, também pode ser considerado como simplesmente expressar falta de fé, o que tornaria o nome não apropriado.