Por que a primeira energia de ionização de um não-metal é significativamente maior que a de um metal alcalino?
Responda:
Consulte a explicação.
Explicação:
A primeira energia de ionização de um elemento é a energia necessária para remover o elétron mais externo (valência) de um átomo neutro no estado gasoso para formar um cátion.
X_"(g)" + "energy"rarr"X"_"(g)"^(+) + e^(-)"
A primeira energia de ionização de um elemento tem uma relação inversa ao seu raio atômico.
Em um período da esquerda para a direita no a tabela periódica, a primeira energia de ionização aumenta e o raio atômico diminui. Em um grupo, a primeira energia de ionização diminui e o raio atômico aumenta.
Os átomos dos metais alcalinos têm raios maiores que os dos não-metais. Por esse motivo, a atração do núcleo atômico com carga positiva para o elétron da valência é muito menor que a de um não-metal.
Portanto, a primeira energia de ionização de um metal alcalino é muito menor que a de um não-metal. Por esse motivo, os metais alcalinos perdem seu elétron de valência única, que produz um cátion com uma carga de 1^+. Um exemplo é o átomo de sódio neutro (Na), no período 3, que possui um raio atômico de "190 picometers" ("pm")e uma primeira energia de ionização de "496 kilojoules/mol" ("kJ/mol").
Os átomos dos não-metais têm raios menores, portanto o núcleo carregado positivamente tem uma atração maior pela elétrons de valência.
Portanto, a primeira energia de ionização para um não-metal é muito maior que a de um metal alcalino; portanto, os não-metais não perdem elétrons em uma ligação iônica, mas ganham um ou mais elétrons e formam ânions. Um exemplo é um átomo de cloro neutro (Cl), também no período 3, que possui um raio atômico de "79 pm"e uma primeira energia de ionização de "1251 kJ/mol". Compare esses valores com um átomo de Na neutro mencionado anteriormente.
Consulte o diagrama abaixo.
A primeira energia de ionização aumenta ao longo de um período. "H" (não rotulado) para "He" é o período 1, "Li" para "Ne" é o período 2, "Na" para "Ar" é o período 3 e assim por diante.