Por que as rochas sedimentares são o único tipo de rocha que contém fósseis?
Responda:
Ver abaixo.
Explicação:
Bem, como você sabe, existem três tipos de rochas. tem
Vamos pensar em todos eles e por que alguns podem conter fósseis, mas o outro não pode. Mas antes de tudo, o que é um fóssil?
Fósseis são produtos orgânicos que são preservados na crosta terrestre. Isso significa que o fóssil geralmente é formado sobre ou abaixo (mas não muito profundo!) superfície da Terra ou debaixo d'água.
Em outras palavras, na biosfera (pense nos limites da biosfera). Então esse material orgânico é coberto por detritos e etc. e se torna o material fóssil.
Agora, as rochas ígneas, geralmente são formadas a partir de magma extremamente quente nas profundezas da crosta ou com severas (nem sempre) explosões de lava. Obviamente, magma e lava não podem conter nenhuma forma de vida porque eles vêm dos lugares mais profundos e quentes da Terra, onde a vida é impossível. É por isso que fósseis não podem ser encontrados nas rochas ígneas.
As rochas metamórficas também não podem conter fósseis, como você verá abaixo. Como se forma o rock metamórfico? Simplesmente as rochas ígneas (que NÃO PODEM originalmente conter FÓSSEIS) ou as rochas sedimentares (que PODEM originalmente conter alguns FÓSSEIS) sofrem pressões ou temperaturas extremamente altas.
Mas nessas condições, a estrutura das rochas, mesmo que originalmente contivessem algum material orgânico, será alterada.
Finalmente, o rochas sedimentares são o tipo que pode conter fósseis porque essas rochas são formadas na superfície da Terra, sob a água, a temperaturas e pressões muito baixas. Em outras palavras, a biosfera só pode interagir com os sedimentos.