Por que existe um limite para o número de links em uma cadeia alimentar?
Em um ecossistema, os organismos bióticos formam uma cadeia alimentar devido ao seu hábito alimentar. Todos os organismos heterotróficos estão direta ou indiretamente consumindo energia de plantas verdes autotróficas.
A energia que flui ao longo da cadeia alimentar é na verdade energia solar aprisionada, que é convertida em energia química pelas plantas. É por isso que as plantas são consideradas como produtoras em um ecossistema.
Quando todos os organismos bióticos da cadeia alimentar estão representados em diferentes níveis tróficos, perceberíamos que o número de níveis tróficos em um ecossistema pode ser limitado a quatro, raramente cinco.
Isto é porque apenas 10% da energia dos produtores é transferida para o nível de consumidores primários; da mesma forma, apenas 10% da energia fixada como carne de animal pode ser transferida para os consumidores secundários. Assim, muito pouca energia poderia estar realmente disponível para os principais consumidores no final da cadeia alimentar. Número limitado de níveis tróficos significa número limitado de elos da cadeia alimentar.
(Observe que um ecossistema se torna sustentável quando várias cadeias alimentares permanecem interconectadas e formam uma cadeia alimentar, embora os organismos possam fazer parte de apenas quatro níveis tróficos.)
()