É verdade que Newton não tinha ideia de como a gravidade funciona?
Há uma passagem famosa de uma carta que Newton enviou ao teólogo Richard Bentley que é muitas vezes enviada em momentos como este. Let's seguem essa tradição:É inconcebível que a matéria bruta inanimada, sem a mediação de algo que não é material, opere e afecte outra matéria sem contacto mútuo, como deve ser, se a gravitação no sentido de Epicuro, ser essencial e inerente a ela. E esta é uma razão pela qual eu desejava que não me atribuísseis a gravidade inata. Que a gravidade seja inata, inerente e essencial à matéria, para que um corpo possa agir sobre outro à distância, através de um vácuo, sem a mediação de nada mais, pelo qual e através do qual sua ação e força possam ser transmitidas de um a outro, é para mim um absurdo tão grande que acredito que nenhum homem que tenha em assuntos filosóficos uma faculdade de pensamento competente possa jamais cair nela. A gravidade deve ser causada por um agente que age constantemente de acordo com certas leis; mas, quer esse agente seja material ou imaterial, eu deixei aberto à consideração dos meus leitores.
(Newton: Carta a Bentley, fevereiro de 1693)
p> Então, aqui Newton está explicitamente repudiando o conceito de ação à distância, e pensa que embora deva haver um agente causal, ele não tomará posição sobre sua natureza.Newton estava ciente de possíveis explicações mecânicas: Nicolas Fatio foi durante algum tempo um bom amigo dele, e inventou uma forma em que o movimento aleatório do fluido à deriva ou do pó no espaço poderia fornecer uma explicação mecânica para a lei do quadrado inverso. (Grandes massas fornecem uma "sombra" neste fluido, com o resultado de que as massas são empurradas umas para as outras de acordo com uma lei quadrada inversa). Infelizmente, este relato não funciona, porque se o efeito sombra produz uma força, também implica que os corpos que se movem através do fluido teriam que abrandar, e assim as órbitas se tornariam rapidamente instáveis. Mas (pelo menos de acordo com Fatio's letras) Newton estava interessado na idéia de seu amigo's e não a rejeitou.
Newton's própria posição considerada era provavelmente que Deus influenciou diretamente as massas de modo a atrair umas às outras de acordo com sua lei quadrada inversa, mas ele nunca empurrou isto explicitamente -- é uma posição inferida a partir de estudos acadêmicos de suas cartas e escritos particulares.
Overtudo, acho que é justo dizer que Newton acreditava que a questão de um agente causal da gravidade era uma questão real a ser respondida, e -- pelo menos em público -- manteve uma mente aberta na sua possível solução.
Artigos semelhantes
- O que a Sega realmente quis dizer quando disseram que a Sega Genesis tinha "processamento de explosão" enquanto alegava que a SNES não tinha?
- Porque é que ninguém se importou quando o HTC M8 tinha duas câmaras e quando a Apple tinha, as mesmas pessoas enlouqueceram?
- Qual é o hábito de Newton de tomar notas?
- Porque é que o King Ghidorah dispara raios de gravidade de 3 das suas bocas que parecem eléctricas?