Os zangões podem voar sem o WIFI?
Lots do consumidor e 'pró-consumidor' drones usar WiFi mais ou menos diretamente para conectar o controlador para o drone e obter de volta FPV vídeo e telemetria do drone. Alguns drones agem como pequenos 'hotspots' WiFi para que você possa conectar seu smartphone ou tablet usando seu menu de conexão de rede para selecionar o SSID do drone para se conectar.
alguns como DJI Inspire, o Mavic Pro e Mavic 2 usam freqüências WiFi com seus próprios protocolos como OcuSync e LightBridge para obter um melhor alcance.
Os zangões comerciais de topo de gama e construídos à medida podem usar outras frequências de rádio com os seus controladores e requerem licença para HAM ou outras bandas.
Utilizar WiFi cria alguma interferência quando se voa nas vizinhanças com muito WiFi nas casas. Eu recebo mensagens de 'forte interferência' no meu controlador às vezes quando voando de uma vizinhança cul de sac onde há uma dúzia ou mais WiFis mostrando sinais fortes.
Mas, para a maioria dos vôos WiFi funciona muito bem. WiFi simples é bom o suficiente para voar algumas centenas de metros, até aos limites da Linha de Visão Visual do VLOS-Visual. LightBridge ou Ocusync pode sair a algumas milhas, além do VLOS, mas isso não é legal. Na maioria das vezes, os pilotos de drones gostam do alcance mais longo, porque faz uma conexão muito mais confiável para controles e telemetria.
Alguns dos mini-drones usam Bluetooth, outra freqüência pública, mas seu alcance é muito limitado.
Então, para responder a sua pergunta, alguns poucos drones voam sem WiFi, mas a maioria dos drones o usam.