O que é melhor para aprender: assistir a palestras em vídeo ou ler livros?
Se por "ver vídeos" você quer dizer assistir a gravações audiovisuais de palestras ou palestras sobre um determinado assunto, então eu diria que ler livros é uma maneira muito melhor de reunir conhecimentos sobre o assunto. Isto porque:
- Um bom livro sobre um determinado assunto é muito mais susceptível de cobrir uma área de conhecimento muito mais ampla, e oferecê-lo de forma muito mais abrangente, do que um vídeo (ou seja, uma única palestra sobre o tema). Mesmo que alguém tenha gravado horas e horas de vídeos sobre um tópico, ainda assim é mais provável que você passe pelo livro porque provavelmente você lê mais rápido do que assiste (você não está limitado pela velocidade do orador), e você também pode saltar para frente e para trás mais rápido com um livro do que com vídeos.
- Um livro permite ao leitor "ter uma conversa" com o professor, especialmente anotando perguntas, comentários, análises e até desacordos, nas margens (ou usando a funcionalidade "Adicionar Nota" nos aplicativos de leitura de livros eletrônicos). Isto é inestimável em termos de alcançar um nível de compreensão mais profundo do assunto. Também é bastante útil voltar a ele depois de algum tempo, e ver a história do seu próprio pensamento. Fico sempre intrigado com a forma como os meus pensamentos sobre um determinado assunto se desenvolveram ao longo do tempo. (A mesma coisa acontece quando você lê suas entradas no diário depois de vários anos passados. Há algo bastante agradável em aprender mais sobre si mesmo).>li> Um vídeo de uma palestra ou uma palestra normalmente sofre com as limitações da palestra ou da própria palestra, ou seja, é uma "performance no momento". Isto é positivo, se o orador for um bom intérprete. No entanto, muitas vezes, um orador olha para trás numa palestra que deu e deseja poder revê-la, acrescentar um certo ponto, usar um exemplo diferente, etc. Mas o "momento" foi perdido, mesmo que tenha sido gravado. Eles não podem alterar essa gravação específica. Eles terão que "re-performar" e "regravar". Os livros podem ser revistos uma e outra vez, para adicionar estas camadas de melhoria ao longo do tempo ao mesmo texto. Assim, os livros académicos têm muitas vezes várias edições.>li>Os tópicos, temas e assuntos têm sido desenvolvidos ao longo de várias décadas (se não séculos) por especialistas de diferentes épocas e lugares. De momento, o seu pensamento ainda está muito presente apenas nos livros.
p>Dito isto, os vídeos são bastante úteis para o ensino de assuntos práticos que requerem algum nível de demonstração física ou ilustração. Os vídeos também requerem menos paciência para passar. Mas se você realmente quer chegar ao âmago de uma edição, leia os livros também. E leia os melhores livros sobre o tema mais de uma vez. Uma segunda leitura sempre traz mais luz do que uma primeira.
Artigos semelhantes
- Qual é o melhor aplicativo para gravação de palestras ou reuniões para Android?
- Qual é o melhor aplicativo Android para palestras de gravação de voz?
- Qual loja de vídeo online é melhor para assistir a um vídeo - Amazon Video ou Google Play?
- O que é um bom leitor de MP3 Android para ouvir palestras, entrevistas, etc.?